ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA
POLÍTICA DO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL
1. PROPÓSITO
A Escola Superior de Guerra (ESG) apresenta a Política do Repositório Institucional (RI-ESG) com o objetivo de garantir à sociedade, o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo de toda a sua produção acadêmica, promovendo o desenvolvimento científico na área da Defesa. Este Repositório foi construído para armazenar, preservar, organizar e disseminar amplamente o conhecimento em um único ambiente virtual, constituindo-se assim, em um importante instrumento de pesquisa, além de conferir transparência. Desta forma a vida intelectual e acadêmica da Escola será progressivamente representada, documentada e compartilhada digitalmente.
2. DEFINIÇÃO
O RI-ESG é baseado no sistema internacional DSpace (Institutional Digital Repository System), que tem como foco principal o acesso e esta política está alinhada com as iniciativas nacionais e internacionais de apoio ao Acesso Aberto à Informação Científica.
3. OBJETIVO
O RI-ESG é um Repositório temático e reúne em suas Comunidades e Subcomunidades, as áreas do conhecimento que correspondem aos cursos da Escola. O acesso é livre, sob as condições de licença pública Creative Commons (permite a distribuição gratuita de uma obra protegida por direitos autorais).
4. ESTRUTURA
O conteúdo do RI-ESG está organizado em uma estrutura hierárquica constituída por Comunidades, Subcomunidades, Coleções e Itens.
5. COMUNIDADES
Este RI é estruturado em comunidades para a organização da informação e da produção científica de acordo com os estudos e pesquisas da ESG. As comunidades estão representadas conforme a lista a seguir: Ciência e Tecnologia,Defesa, Desenvolvimento Nacional, Direito, Estratégia. Geopolítica , Logística e Mobilização, Relações Internacionais e Segurança
6. SUBCOMUNIDADES
As Subcomunidades apresentam assuntos específicos relacionados às grandes áreas do conhecimento que compõem as comunidades do Repositório.Caso seja observada a necessidade de criação de novas Subcomunidades, esta deverá ser solicitada à Biblioteca da Escola a quem caberá analisar e aprovar ou não a solicitação.
7. PADRÕES
O RI-ESG adota o Dublin Core para descrição dos Metadados tendo em vista a tipologia documental das coleções e as características do software adotado, o DSpace.O Conjunto de Metadados utilizados na descrição dos ativos digitais se apresentarão de forma padronizada em cada Comunidade e Subcomunidade do Repositório. Para uniformização dos assuntos, serão utilizados normas e indexadores nacionais e internacionais recomendados, visando organizar a informação digital, possibilitar a precisão na transferência do pensamento especializado e a interoperabilidade semântica entre os sistemas de informação. 8. REGRAS GERAIS. Para as teses, dissertações de mestrado, monografias e artigos científicos que tenham obtido aprovação, o depósito obrigatório em texto integral será efetuado pela Biblioteca da ESG.. As obras intelectuais depositadas poderão ser utilizadas gratuitamente para fins educacionais, científicos, informativos, de pesquisa, divulgação ou quaisquer outras finalidades não comerciais.. Para publicação dos trabalhos, todo autor deverá ceder à ESG, os direitos de utilização para fins de disponibilização pública gratuita.
9. ATRIBUIÇÕES
9.1 Compete à Biblioteca. Receber, Registrar e Selecionar os arquivos digitais para inclusão na área de assunto correspondente ao documento;. Verificar a qualidade do arquivo digital recebido quanto à sua apresentação e legibilidade;. Definir os conjuntos de metadados descritivos de assunto, características físicas, direitos autorais e vocabulário controlado. . Capacitar continuamente sua equipe visando a plena realização das atividades; . Coordenar, acompanhar e controlar a produção acadêmica da Escola garantindo a disseminação de indicadores confiáveis;. Buscar soluções inovadoras para ampliar o alcance do Repositório; e. Promover periodicamente a análise de desempenho do RI-ESG, incluindo estatísticas de povoamento e acesso.
9.2 Compete ao Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação:. Executar e manter o software DSpace atualizado;. Avaliar as possibilidades de ampliação do Repositório de acordo com as estratégias, prioridades e os recursos disponíveis;. Fornecer a tecnologia necessária à migração e atualização dos arquivos; e. Fornecer técnicas de preservação digital para garantir o acesso contínuo a longo-prazo com qualidades de autenticidade. . Manter o design gráfico da página e realizar as alterações quando se fizer necessário.. Garantir o funcionamento do sistema em regime 24x7 (vinte quatro horas em 7 dias da semana); e. Assegurar a proteção dos dados contra perdas de informação e a realização dos Backups que se fizerem necessários.
9.3 Compete aos Coordenadores do TCC de cada Curso:. Reunir os TCC em formato digital (PDF) e encaminhá-los à Biblioteca até 60 dias após o término do Curso;
9.4 Compete aos Orientadores:. Verificar se o TCC obedece aos padrões formais de apresentação definidos pela ESG; e. Conferir as assinaturas dos autores no verso da folha de rosto de cada TCC, garantindo assim, a permissão do autor para a divulgação no RI-ESG e a autenticidade do trabalho.
9.5 Compete aos Avaliadores:. Avaliar os Trabalhos Acadêmicos em seu conteúdo e apresentação e informar à Biblioteca quanto à recomendação de sua publicação no Repositório;
Para mais informações ou esclarecimentos, contactar biblioteca@esg.br