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metadata.dc.type: Monografia
Title: Racionalização do Suporte Logístico do Projeto C-105 (CASA): uma solução para a manutenção da capacidade operacional com custos otimizados
Authors: Moreira, Max Cintra
Advisors: Oliveira, Ilton Agostinho de
Course: Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE)
Keywords: Força Aérea Brasileira;Logística militar;Aeronave militar;Custos - Estimativa
Issue Date: 2017
Publisher: Escola Superior de Guerra (Campus Rio de Janeiro)
Abstract: The motivation of this monograph was to verify how the Logistic Support Contract (CSL) of the C-105 aircraft could be rationalized, becoming more efficient. Consideration was given to the possibility of using the PAMAGL structure to absorb possible services and would decrease contract values without loss of operational capacity. In the theoretical reference chapter, the FAB supply structure was studied, in order to verify the characteristics and capacities of the PAMAGL. When comparing the PAMAGL structure and the services developed by the contract with regard to supply chain management, the capacity of this Park was verified assuming the activity without any operational loss of the project. Assuming these activities can mean a 27% reduction in contract costs. An analysis of the controlled items was performed using the ABC Curve technique and Class A and B items were identified, which represent those items that should be the major concern in the inventory composition. The evolution of FAB's budget was observed, where it can be verified that there is a tendency of reduction of the discretionary expenses, due to the increase of the obligatory expenses and DECEA expenses. Through the survey of several aspects of CSL, it was possible to highlight the possibility of cost rationalization, making this type of hiring more efficient, contrib-uting to the existence of sufficient financial resources for the beginning of the operation of strategic Air Force projects, such as aircraft KC-390 and the Grippen.
Description: A motivação desta monografia foi verificar de que forma o Contrato de Suporte Logístico (CSL) da aeronave C-105 poderia ser racionalizado, tornando-se mais eficiente. Foi considerada a possibilidade de utilização da estrutura do PAMAGL para absorção dos serviços possíveis e que diminuiriam os valores do contrato sem a perda de ca-pacidade operacional. No capítulo referencial teórico foi estudado o modelo de estru-turação da atividade de suprimento na FAB, com o intuito de verificar as características e capacidades do PAMAGL. Ao ser comparada a estrutura do PAMAGL e os serviços desenvolvidos pelo contrato no tocante à gestão da cadeia de suprimentos, foi verificada a capacidade desse Parque assumir a atividade sem prejuízo operacional do projeto. A assunção das referidas atividades pode significar uma redução de 27% nos custos do contrato. Uma análise dos itens controlados foi realizada pela técnica da Curva ABC e foram identificados os itens Classe A e B, que representam aqueles itens que deverão ser a maior preocupação na composição dos estoques. Foi observado a evolução do orçamento da FAB, onde pode ser verificado que existe uma tendência de redução das despesas discricionárias, em função do aumento das despesas obrigatórias e do DECEA. Através do levantamento de diversos aspectos do CSL, foi possível evidenciar a possibilidade de racionalização de custos, tornando esse tipo de contratação mais eficiente, contribuindo para a existência de recursos financeiros suficientes para o início da operação de projetos estratégicos da Força Aérea, como as aeronaves KC-390 e o Grippen.
URI: https://repositorio.esg.br/handle/123456789/999
Appears in Collections:Coleção de Monografias (Logística de Operações)

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