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dc.contributor.advisorTeixeira, Maria Leonorpt_BR
dc.contributor.authorMota, Fabio Ricardo Ciavolihpt_BR
dc.date.accessioned2020-12-15T23:31:22Z-
dc.date.available2020-12-15T23:31:22Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttps://repositorio.esg.br/handle/123456789/952-
dc.descriptionEsta monografia aborda as relações dos órgãos públicos de Segurança e Defesa com a imprensa tendo foco especial nos elementos de formação da imagem institucional e nas consequências decorrentes dessa imagem. O trabalho tem como objetivo apontar o grau de influência da relação dos órgãos públicos de segurança e defesa com a mídia no fortalecimento ou na fragilização institucional, identificando os parâmetros definidores dessa relação, abordando os fatores indutores da formação da opinião pública e da imagem sob a ótica dos valores jurídicos e socialmente vigentes após a promulgação da Constituição da República de 1988 até o contexto atual. A metodologia adotada comportou uma pesquisa bibliográfica e documental, visando buscar referenciais teóricos, além da experiência do autor como comunicador social da Polícia Federal no Rio de Janeiro e coordenador de comunicação social da mesma instituição durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Os órgãos da área de segurança e defesa possuem uma relação complexa com a mídia tendo em vista que se encontram sempre sob grande exposição e consequentemente sob constante avaliação de suas atividades. Nesse sentido, o foco principal do trabalho recai sobre as características das atribuições desses órgãos no Brasil, seus instrumentos de ação e as suas respectivas relações com a imprensa, avaliando-se as decorrências desta interface na esfera social e político-administrativa do país. A conclusão indica ações positivas a serem desenvolvidas e cuja implementação pode contribuir para o incremento da imagem institucional dos órgãos de segurança e defesa apontando ainda para a necessidade da compreensão quanto à importância do setor de comunicação social nas respectivas instituições.pt_BR
dc.description.abstractThis monograph deals with the relations of the public agencies of Security and Defense with the press with special focus on the elements of formation of the institutional image and on the consequences of this image.The objective of this study is to determine the degree of influence of the public security and defense agencies' relationship with the media in strengthening or weakening institutions, identifying the defining parameters of this relationship, addressing the factors that induce the formation of public opinion and image under legal and socially valid values after the promulgation of the Constitution of the Republic of 1988 until the current context.The methodology adopted included bibliographical and documentary research, aiming to find theoretical references, besides the experience of the author as social communicator of the Federal Police in Rio de Janeiro and coordinator of social communication of the same institution during the Rio 2016 Olympic and Paralympic Games.The security and defense agencies have a complex relationship with the media, since they are always under great exposure and consequently under constant evaluation of their activities. In this sense, the main focus of the work falls on the characteristics of the attributions of these organs in Brazil, their instruments of action and their respective relations with the press, evaluating the consequences of this interface in the social and political-administrative sphere of the country.The conclusion indicates positive actions to be developed and whose implementation can contribute to the increase of the institutional image of the security and defense organs, pointing out also the need to understand the importance of the media sector in the respective institutions.en_US
dc.language.isoportuguêspt_BR
dc.publisherEscola Superior de Guerra (Campus Rio de Janeiro)pt_BR
dc.subjectSegurança Públicapt_BR
dc.subjectDefesapt_BR
dc.subjectImprensapt_BR
dc.subjectMídias sociaispt_BR
dc.titleAs relações dos órgãos de segurança e defesa com a mídiapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE)pt_BR
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