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dc.contributor.advisorDamião, Darcton Policarpopt_BR
dc.contributor.authorPrado, Alexandre Limapt_BR
dc.date.accessioned2020-12-11T20:25:42Z-
dc.date.available2020-12-11T20:25:42Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttps://repositorio.esg.br/handle/123456789/929-
dc.descriptionEsta pesquisa teve como objetivo geral verificar de que maneira a tripulação deve interagir com a automação contribuindo para o aumento da segurança de voo. O referencial teórico usado foi o trabalho coordenado pelo Professor norte americano Ken Funk, no qual foram elencadas as quatro questões mais influenciadoras sobre automação de cabine de aeronaves. Caracteriza-se como uma pesquisa exploratória com procedimento bibliográfico e documental por meio de livros, artigos, reportagens, regulamentos e leis. A análise dos dados foi feita por meio de documentos e estudos realizados sobre o setor aeronáutico, de acordo com a fundamentação teórica, bem como a análise dos Relatórios Finais de Acidentes divulgados pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos. Ao finalizar a pesquisa, conclui-se que, devido a falhas na interação homem & automação, gerando a limitação da consciência situacional, acidentes e incidentes podem ocorrer, momento este em que são apresentadas ações que podem ser aplicadas para mitigar os efeitos indesejáveis.pt_BR
dc.description.abstractThis research aimed overall to verify how the crew should interact with automation contributing to increased flight safety. The theoretical framework used was the work coordinated by The North American Professor Ken Funk, in which the four most influential questions on aircraft cabin automation were raised. It is characterized as an exploratory research with bibliographic and documentary procedure through books, articles, reports, regulations and laws. Data analysis was made through documents and studies carried out on the aeronautical sector, according to the theoretical basis, as well as the analysis of the Final Accident Reports released by the Center for Investigation and Prevention of Aeronautical Accidents. At the end of the research, it is concluded that, due to failures in the interaction of man & automation, generating the limitation of situational awareness, accidents and incidents can occur, at which time actions are presented that can be applied to mitigate undesirable effects.en_US
dc.language.isoportuguêspt_BR
dc.publisherEscola Superior de Guerra (Campus Brasília)pt_BR
dc.subjectAcidentes aeronáuticospt_BR
dc.subjectAviaçãopt_BR
dc.subjectAutomaçãopt_BR
dc.subjectDefesa Nacional - Brasilpt_BR
dc.titleAutomação e segurança de voo: uma análise de acidentes aéreos relacionados com tecnologias de automaçãopt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Altos Estudos em Defesa (CAED)pt_BR
Appears in Collections:Coleção de Artigos (Engenharia e Informática)

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