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metadata.dc.type: Monografia
Title: A influência do PBN-Sul na navegação aérea e no meio ambiente do Brasil
Authors: Costa Junior, Manoel Araujo da
Advisors: Jesus Neto, Josué Batista de
Course: Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE)
Keywords: Força Aérea Brasileira;Navegação aérea;Controle de qualidade;Meio ambiente;Tráfego aéreo
Issue Date: 2019
Publisher: Escola Superior de Guerra (Campus Rio de Janeiro)
Abstract: The implementation of the new concept of performance-based navigation has become a necessity in the pursuit of excellence in traffic control in Brazil. This study aimed to investigate the influence of the implementation of this new concept on air navigation and the environment in Brazil, especially in the southern region, where this study was concentrated. Through documentary research, were presented the history and characteristics related to the concept of performance navigation. Through the literature review, concepts related to processes and quality were analyzed, using as theoretical basis, the process approach of Mauriti Maranhão and the quality management of Joseph Juran. Then, data on air movements, delays, flight time and air traffic incidents of the two largest airlines in the country were presented before and after the implementation of the new concept in southern Brazil. In the next step, these data were analyzed comparatively and served as the foundation to reach the general objective of this research. The result of the work, based on the theoretical framework, identified the influence of this new concept on air navigation and the Brazilian environment, presenting positive and negative results depending on the route analyzed, which generates the need for a more specific search for technical and operational reasons that led to this condition. The conclusions were able to demonstrate the usefulness of the work, both for the Air Force Command and for other researchers interested in the subject.
Description: A implantação do novo conceito de navegação baseada em performance tornou-se uma necessidade na busca da excelência no controle do tráfego no Brasil. Este trabalho objetivou investigar a influência da implantação desse novo conceito na navegação aérea e no meio ambiente no Brasil, principalmente na região sul, onde se concentrou este estudo. Por meio de pesquisa documental, foram apresentados o histórico e características relativas ao conceito de navegação por performance. Através da revisão bibliográfica, analisaram-se conceitos relativos a processos e qualidade, utilizando-se como fundamentação teórica, a abordagem por processos de Mauriti Maranhão e a gestão da qualidade de Joseph Juran. Em seguida, foram apresentados dados relativos a movimentos aéreos, atrasos, tempo de voo e incidentes de tráfego aéreo das duas maiores companhias aéreas do país no período anterior e posterior à implantação do novo conceito na região sul do Brasil. No passo seguinte, esses dados foram analisados comparativamente e serviram de alicerce para atingir o objetivo geral desta pesquisa. O resultado do trabalho, fundamentado no marco teórico, identificou a influência desse novo conceito na navegação aérea e no meio ambiente do Brasil, apresentando resultados positivos e negativos dependendo da rota analisada, o que gera a necessidade de uma nova pesquisa mais específica em busca das razões técnicas e operacionais que levaram a essa condição. As conclusões foram capazes de demonstrar a utilidade do trabalho, tanto para o Comando da Aeronáutica, como para outros pesquisadores interessados pelo tema.
URI: https://repositorio.esg.br/handle/123456789/832
Appears in Collections:Coleção de Monografias (Defesa Nacional)

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