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metadata.dc.type: Monografia
Title: O sistema ferroviário brasileiro como fator de integração e desenvolvimento
Authors: Vasconcelos, George Henrique Duarte de
Advisors: Fonseca, Osvaldo Albuquerque
Course: Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE)
Keywords: Ferrovias - Brasil;Transportes - Integração econômica;Logística;Transporte de cargas
Issue Date: 2019
Publisher: Escola Superior de Guerra (Campus Rio de Janeiro)
Abstract: This monograph addresses the Brazilian rail system as a factor of national integration and development. The aim of this study is to analyze how an effective rail system can contribute to Brazil's national integration and development. The adopted methodolog y consisted of a bibliographic and documentary research, seeking to search for theoretical references. The field of study was limited to the history, characteristics, infrastructure, statistical data, concessions and transport policies of the Brazilian rai l system. It discusses the infrastructure and the existing rail network in Brazil and its characteristics, such as companies and concession sections, the National Transport Policy and the role of government agencies and agencies, with emphasis on the Minis try of Infrastructure and priority actions for the modal rail. Also analyze the current existing railway structure, regional integration projects and the possibilities of new railway applications, as well as highlighting existing bottlenecks and obvious on es. One conclusion indicates the transversality and importance of transport for the country and its economic development. Highlight the role of modal rail transport in the Brazilian transport matrix, but demonstrate that the relevance of this sector has be en lost. However, since the 1990s, with a policy of privatization and concession of railways, and as new measures and actions applied, the potential growth modal for the national cargo movement matrix.
Description: Esta monografia aborda o sistema ferroviário brasileiro como importante fator de integração e desenvolvimento nacional. O objetivo deste estudo é analisar como um efetivo sistema ferroviário pode contribuir para a integração nacional e desenvolvimento do Brasil. A metodologia adotada constou de uma pesquisa bibliográfica e documental, visando buscar referenciais teóricos. O campo de estudo delimitou se à história, às características, à infraestrutura, aos dados estatísticos, às concessões e às políticas de transporte do sistema ferroviário brasileiro. Discorre sobre a infraestrutura e a malha ferroviária existente no Brasil e suas características, as empresas e os trechos de concessão, a Política Nacional de Transportes e o papel dos órgãos e agências governamentais, com destaque para o Ministério da Infraestrutura e as ações prioritária s para o modal ferroviário. Analisa, ainda, a atual estrutura ferroviária existente, os projetos de integração regional e as possibilidades de novas incorporações de ferrovias, além de apontar os gargalos e óbices existentes. A conclusão indica a transversalidade e importância dos transportes para o país e o seu desenvolvimento econômico. Destaca o papel do modal ferroviário na matriz de transporte brasileira, mas demonstra que a relevância desse setor perdeu realce. Entretanto, desde a década de 1990, com a polít ica de desestatização e concessão de ferrovias, e as novas medidas e ações governamentais, o modal reúne potencial para crescimento na matriz nacional de movimentação de cargas.
URI: https://repositorio.esg.br/handle/123456789/813
Appears in Collections:Coleção de Monografias (Transporte)

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