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dc.contributor.advisorSouza Neto, Danilo Marcondes de-
dc.contributor.authorNishio, Julia de Souza Lucena-
dc.date.accessioned2024-12-20T11:39:25Z-
dc.date.available2024-12-20T11:39:25Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttps://repositorio.esg.br/handle/123456789/1958-
dc.descriptionO objetivo principal desta dissertação é de fornecer uma análise sobre como as mudanças ambientais e climáticas foram incorporadas aos mandatos das operações de paz e das missões de políticas especiais, determinada pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas no século XXI. Por meio das correntes teóricas de Relações Internacionais referente ao construtivismo, normas e securitização, torna-se possível o entendimento concernente à transição da temática ambiental e climática como matéria de "low politics" na década de 1970 para alta high politics nos anos 2000. A hipótese defendida indica que cinco fatores são fundamentais para compreender o estabelecimento de programas relacionados ao meio ambiente e clima nos mandatos de paz: desenvolvimento das normas internacionais; movimento de emergência de missões de paz multidimensionais na década de 1990; elevada pressão no consumo e exploração dos recursos naturais (pegada ecológica) das missões; alto grau de vulnerabilidade nos Estados receptores das operações; países anfitriões com baixo grau de aptidão e prontidão para gerenciar crises ambientais. A conclusão sugere que os esforços de planejamento e operacional dos departamentos e programas das Nações Unidas em resposta às transformações ecológicas têm aumentado gradativamente, todavia, faz-se necessário que essas ações sejam mais sistemáticas ao explorarem oportunidades para novas abordagens, abarcando o uso de instrumentos que considerem o nexo entre meio ambiente e dinâmica de conflito.en_US
dc.description.abstractThe main purpose of this dissertation is to provide an analysis of how environmental and climate change was incorporated into the mandates of peace operations and special policy missions, determined by the United Nations Security Council in the 21st century. Through the theoretical currents of International Relations regarding constructivism, norms and securitization, it becomes possible to understand regarding the transition from the environmental and climate theme as a matter of low politics in the 1970s to high high politics in the 2000s. The hypothesis defended indicates that five factors are fundamental to understanding the establishment of programs related to the environment and climate in peace mandates: development of international norms; emergency movement of multidimensional peace missions in the 1990s; high pressure on the consumption and exploitation of natural resources (ecological footprint) of missions; high degree of vulnerability in the host states of peace operations; host countries with a low degree of aptitude and readiness to manage environmental crises. The conclusion suggests that the planning and operational efforts of the United Nations departments and programs in response to ecological transformations have gradually increased, however, it is necessary for these actions to be more systematic when exploring opportunities for new approaches, encompassing the use of instruments that consider the link between environment and conflict dynamics.en_US
dc.language.isopt_BRen_US
dc.publisherEscola Superior de Guerraen_US
dc.subjectMeio ambienteen_US
dc.subjectSegurança internacionalen_US
dc.subjectPolítica ambientalen_US
dc.subjectOperações de pazen_US
dc.titleMeio ambiente e segurança internacional: a inserção de uma agenda ambiental nos mandatos das operações de pazen_US
dc.typeDissertaçãoen_US
dc.publisher.departmentPrograma de Pós-Graduação em Segurança Internacional e Defesa (PPGSID)en_US
Appears in Collections:Coleção de Dissertações (Segurança Internacional)

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