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dc.contributor.advisorBernardes, Margarida Maria Rochapt_BR
dc.contributor.authorBatalha, Rosieny Santospt_BR
dc.date.accessioned2023-02-03T22:57:45Z-
dc.date.available2023-02-03T22:57:45Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttps://repositorio.esg.br/handle/123456789/1638-
dc.descriptionEste estudo acadêmico objetivou avaliar o modelo de compras centralizadas utilizado para o enfrentamento da pandemia de Covid-19 pela Diretoria de Saúde da Aeronáutica, enquanto oportunidade para melhoria nas aquisições de insumos do Hospital de Aeronáutica de Manaus, comparado ao modelo criado a partir da reestruturação da Força Aérea Brasileira, os Grupos de Apoio (GAP), organizações administrativas centralizadoras, responsáveis por todos os processos logísticos, inclusive a aquisição de bens e serviços, de forma a empregar os meios disponíveis de forma mais eficiente e eficaz, otimizando processos e reduzindo custos. A metodologia empregada foi baseada em um estudo de caso, desenvolvido no Hospital de Aeronáutica de Manaus, onde foi realizada a coleta de dados, juntamente com as informações do portal de compras governamentais e pesquisa bibliográfica. Como resultado, foi verificado que os processos de compra são de difícil consecução, principalmente pela morosidade do fluxo interno do processo e pela falta de capacitação. E que a utilização de um sistema único centralizado para a saúde, abrangendo todos os hospitais do Sistema de Saúde da Aeronáutica, facilita o trabalho e abrevia o processo.pt_BR
dc.description.abstractThis academic study aimed to evaluate the model of centralized purchases used to face the Covid-19 pandemic by the Directorate of Health of the Aeronautics (DIRSA), as an opportunity to improve the acquisitions of supplies of the Hospital de Aeronáutica de Manaus, compared to the model created from the restructuring of the Brazilian Air Force, the Grupos de Apoio (GAP), centralized administrative organizations, responsible for all logistical processes, including the acquisition of goods and services, in order to use available means more efficiently and effectively, optimizing processes and reducing costs.The chosen methodology was based on a case study, developed at the Hospital de Aeronáutica de Manaus (HAMN), where data collection was carried on, along with information from the government procurement portal and bibliographic research. As result, it was verified that the purchasing processes are difficult to achieve, mainly due to the slowness of the internal flow of the process and the lack of training. And that the use of a single centralized system for health, covering all the hospitals of the Aeronautics Health System, facilitates the work and shortens the process.en_US
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEscola Superior de Guerrapt_BR
dc.subjectHospital da Aeronáutica (Manaus, AM) - Estudo de casospt_BR
dc.subjectCoronavírus (Covid 19) – Epidemiologiapt_BR
dc.subjectSaúde pública - Brasilpt_BR
dc.subjectLogística militarpt_BR
dc.titleInsumos na pandemia da Covid 19 no Hospital de Aeronáutica de Manaus (2018 a 2021): estudo de casopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE)pt_BR
Appears in Collections:Coleção de Monografias (Logística de Operações)

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