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metadata.dc.type: Monografia
Title: Gerenciamento da metodologia de escalas de controladores de tráfego aéreo: uma visão sob os conceitos do EUROCONTROL
Authors: Pereira, Ricardo Luís
Advisors: Carneiro, Julio Cesar Simões Menescal
Course: Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE)
Keywords: Controle do tráfego aéreo;Força Aérea Brasileira;Planejamento estratégico;Defesa Nacional - Brasil
Issue Date: 2022
Publisher: Escola Superior de Guerra
Abstract: According to the National Defense Strategy (END), it is up to the Brazilian Air Force (FAB) to defend aerospace and airspace control. Thus, there are two key components for the exercise of the sovereignty of national airspace, the Brazilian Aerospace Defense System (SISDABRA) and the Brazilian Airspace Control System (SISCEAB). The Military Aeronautics Strategic Plan (PMAER) provides for optimizing the organizational management of the Air Force Command (COMAER) and increasing the efficiency of its internal processes and systems. Therefore, this Course Completion Work (TCC), under the monograph model, aims to evaluate how the implementation of the methodology and concepts departing from the European Organization for the Safety of Air Navigation (EUROCONTROL) influenced the performance of controllers for SISCEAB, in the period 2018 to 2021, through process management (GP) analysis, considering the importance of this method in improving the management processes of Air Traffic Controllers (CTA) and SISCEAB structures to better meet and contribute to the longings of Brazilian society. To this end, a model is presented, based on concepts departing from the partnership of the Airspace Control Department (DECEA) and EUROCONTROL, for the designation of service scales for operators of an Area Control Center (ACC), where Air Traffic Control (ATC) is carried out. Air Traffic Services (ATS) operate around the clock to ensure the safety of all aircraft present in airspace. Therefore, the proposition of this concept of GP improvement aims at an optimized use of the human resources available for the elaboration of the national air traffic controller scale, meeting the objectives proposed in the strategic documents White Paper on National Defense (LBDN) and National Defense Strategy (END), published by the Ministry of Defense (MD) and corroborated by the Superior School of War (ESG), where the relevance of this research lies. The importance of the work focuses on improving the activity of airspace control, which is an essential factor for the guarantee of national sovereignty, as its achievement allows to ensure the capacity of Defense and Integration of the National Territory in the Constitutional compliance of the FAB. As a result, this research concludes that the gains in agility and utilization of controllers, after the initial implementation of the methodologies proposed by Long Term Man Power Planning (LTMPPS) in relation to the current way of drawing up the scales, were significant, showing the efficiency and advantage of using the proposed model and validating the international partnership.
Description: Segundo a Estratégia Nacional de Defesa (END), cabe à Força Aérea Brasileira (FAB) a defesa aeroespacial e o controle de espaço aéreo. Dessa forma, são dois os componentes chave para o exercício da soberania do espaço aéreo nacional, o Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (SISDABRA) e o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB). O Plano Estratégico Militar da Aeronáutica (PMAER) prevê otimizar a gestão organizacional do Comando da Aeronáutica (COMAER) e incrementar a eficiência de seus processos e sistemas internos. Portanto, este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), sob o modelo monografia, objetiva avaliar de que modo a implantação da metodologia e dos conceitos advindos da European Organization for the Safety of Air Navigation (EUROCONTROL) influenciaram no desempenho dos controladores para o SISCEAB, no período de 2018 a 2021, por meio da análise do gerenciamento de processos (GP), considerando a importância desse método no aprimoramento dos processos de gerenciamento dos Controladores de Tráfego Aéreo (CTA) e das estruturas do SISCEAB para melhor atender e contribuir para com os anseios da sociedade brasileira. Para tanto, apresenta-se um modelo, baseado em conceitos advindos da parceria do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e o EUROCONTROL, para a designação de escalas de serviço para operadores de um Centro de Controle de Área (ACC), onde se realiza o Controle de Tráfego Aéreo (ATC). Serviços de Tráfego Aéreo (ATS) funcionam ininterruptamente para garantir a segurança de todas as aeronaves presentes no espaço aéreo. Por conseguinte, a proposição deste conceito de melhoria de GP objetiva um aproveitamento otimizado dos recursos humanos disponíveis para a elaboração de escala de controlador de Tráfego Aéreo Nacional, indo ao encontro aos objetivos propostos nos documentos estratégicos Livro Branco de Defesa Nacional (LBDN) e Estratégia Nacional de Defesa (END), publicados pelo Ministério da Defesa (MD) e corroborado pela Escola Superior de Guerra (ESG), onde recai a relevância desta pesquisa. A importância do trabalho concentra-se no aprimoramento da atividade de controle do espaço aéreo, que é fator essencial para a garantia da soberania nacional, à medida que a sua consecução permite assegurar a capacidade de Defesa e Integração do Território Nacional no cumprimento Constitucional da FAB. Como resultado, esta pesquisa conclui que os ganhos de agilidade e aproveitamento dos controladores, após a implementação inicial das metodologias propostas pelo Long Term Man Power Planning (LTMPPS) em relação a forma atual de elaboração das escalas, foram significativos, mostrando a eficiência e a vantagem em utilizar o modelo proposto e validando a parceria internacional realizada.
URI: https://repositorio.esg.br/handle/123456789/1635
Appears in Collections:Coleção de Monografias (Defesa Nacional)

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