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dc.contributor.advisorNegrão, Thadeu Luiz Crespo Alvespt_BR
dc.contributor.authorÁvila, Gerson Vargaspt_BR
dc.contributor.authorAlmeida, João Paulo Fernandes dept_BR
dc.date.accessioned2022-08-18T13:55:46Z-
dc.date.available2022-08-18T13:55:46Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttps://repositorio.esg.br/handle/123456789/1521-
dc.descriptionA Amazônica representa um terço das florestas tropicais do mundo, e também possui mais da metade da biodiversidade do planeta. Igualmente, executa um papel primordial na conservação de serviços ecológicos, tais como, sustentar a qualidade do solo, das provisões de água doce e cuidar da diversidade biológica. A Política de Logística de Defesa tem em seu Objetivo nº 5, a compatibilização e adequação da infraestrutura nacional aos interesses da defesa, estabelecendo como ações estratégicas, o seguinte: incentivar a ampliação e compatibilizar a infraestrutura logística terrestre, portuária, aquaviária, aeroespacial e aeroportuária com os interesses da defesa. Dessa forma, a infraestrutura de transporte, com destaque para o modal ferroviário, desempenha papel fundamental na proteção dessa região tão importante. Neste contexto, a Ferrovia Norte-Sul (FNS), planejamento instituido na década de 80, mostra-se como uma investida de possibilitar a integração do território brasileiro de norte a sul com uma dimensão de 4.197 quilômetros. O objetivo geral deste trabalho foi analisar a importância da FNS para o desenvolvimento, integração e defesa da Amazônia brasileira. Outro aspecto discutido na pesquisa refere-se ao precário desenvolvimento do modal ferroviário no Brasil e em especial na região amazônica. Por fim, mostramos que a FNS possui uma força indutora para alavancar positivamente a Amazônia brasileira. Os procedimentos metodológicos basearam-se em pesquisa bibliográfica para a fundamentação teórica. Os resultados apontaram para um crescimento do desenvolvimento, integração e defesa da região supracitada, proporcionado pela FNS.pt_BR
dc.description.abstractThe Amazon represents a third of the world's tropical forests, and also has more than half of the planet's biodiversity. In addition, it plays an essential role in maintaining ecological services, such as ensuring the quality of soil, freshwater supplies and protecting biological diversity. The Defense Logistics Policy has in its Objective No. 5, the compatibility and adequacy of the national infrastructure to the interests of defense, establishing as strategic actions, the following: to encourage the expansion and make compatible the land, port, waterway, aerospace and airport logistics infrastructure with the interests of the defense. Thus, the transport infrastructure, especially the rail modal, plays a fundamental role in protecting this very important region. In this scenario, the North-South Railroad (FNS), a project started in the 1980s, presents itself as an attempt to promote the integration of the Brazilian territory from north to south, extending over 4,197 kilometers. The general objective of this work was to analyze the importance of the FNS for the development, integration and defense of the Brazilian Amazon. Another aspect discussed in the research refers to the precarious development of the railway modal in Brazil and especially in the Amazon region. Finally, we show that the FNS has an inducing force to positively leverage the Brazilian Amazon. The methodological procedures were based on bibliographical research for theoretical foundation. The results pointed to a growth in the development, integration and defense of the aforementioned region, provided by the FNS.en_US
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEscola Superior de Defesa (ESD)pt_BR
dc.subjectAmazônia - Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectTransporte ferroviáriopt_BR
dc.subjectLogística de transportept_BR
dc.subjectDesenvolvimento Nacional - Brasilpt_BR
dc.titleA importância da EF-151(Ferrovia Norte-Sul) para o desenvolvimento, integração e defesa da Amazônia brasileirapt_BR
dc.typeOutrospt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Logística e Mobilização Nacional (CLMN)pt_BR
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