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dc.contributor.advisorSilva, Christiano Miranda dapt_BR
dc.contributor.authorBastos Junior, Sérgio Rodrigues Pereirapt_BR
dc.date.accessioned2021-09-10T20:33:38Z-
dc.date.available2021-09-10T20:33:38Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttps://repositorio.esg.br/handle/123456789/1393-
dc.descriptionEste trabalho teve como objetivo verificar em que medida a dotação de uma aeronave pesada com capacidade de Reabastecimento em voo (REVO) e Transporte Aéreo Logístico (TAL) pela Força Aérea Brasileira (FAB) contribuirá para a Segurança e a Defesa Nacional. Através de uma metodologia bibliográfica e documental, buscou-se analisar a projeção estratégica do poder e a capacidade de dissuasão do Brasil no cenário sul-americano, levando em consideração a sua frota atual de TAL e REVO, bem como foi avaliada a importância da introdução de uma aeronave pesada com capacidade de REVO e TAL para atingir os objetivos previstos na Estratégia Nacional de Defesa (END). Dentre os resultados obtidos, verificou-se que a dotação de aeronaves pesadas permitirá que a FAB cumpra as missões de apoio ao Exército Brasileiro (EB) e à Marinha do Brasil (MB) com mais eficiência, principalmente em missões longas para a Região Amazônica. Além disso, durante a comparação entre o KC-390, substituto do KC-130, e as aeronaves pesadas que operam na América do Sul, foi constatado que o alcance, a capacidade de transporte de carga e de combustível do KC-390 é menos da metade das aeronaves pesadas de REVO, e que as aeronaves pesadas de REVO possuem capacidades de reabastecer mais que o dobro de aeronaves F-5M e A-1M que o KC-390, evidenciando a importância estratégica da dotação de uma aeronave pesada de REVO e TAL para o Poder Aeroespacial brasileiro.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this study was to verify to what extent the allocation of a heavy aircraft with Aerial Refueling and Logistics Transport capability by the Brazilian Air Force (BAF) will contribute to Safety and National Defense. Through a bibliographical and documentary methodology, we sought to analyze Brazil's strategic projection of power and deterrence in the South American scenario, taking into consideration its current Logistics Transport and Tanker fleet, as well as the importance of the introduction of a heavy aircraft with Aerial Refueling and Logistics Transport capacity to achieve the objectives set forth in the National Defense Strategy. Among the results obtained, it was verified that the allocation of heavy aircraft will allow the BAF to fulfill the mission of supporting the Brazilian Army and the Brazilian Navy more efficiently, especially in long range missions to the Amazon Region. In addition, during the comparison between the KC-390 and the heavy aircraft operating in South America, it was identified that the KC-390's range, cargo and fuel capacity is less than half when compared to heavy tankers, and also that heavy tankers have the capacity to refuel more than twice of F-5M and A-1M aircraft than the KC-390, demonstrating the strategic importance of the provision of an Aerial Refueling and Logistics Transport heavy aircraft for Brazilian Aerospace Power.en_US
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEscola Superior de Guerra (Campus Rio de Janeiro)pt_BR
dc.subjectLogística militarpt_BR
dc.subjectTransporte aéreopt_BR
dc.subjectAeronave militarpt_BR
dc.subjectForça Aérea Brasileirapt_BR
dc.titleAeronave de grande porte com capacidade de transporte aéreo logístico e de reabastecimento em voo: uma necessidade para o Poder Aeroespacialpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE)pt_BR
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