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metadata.dc.type: Monografia
Title: Agências Reguladoras e suas contribuições para o Brasil: interoperabilidade da Agência Nacional de Transportes Terrestres e demais órgãos do Sistema Nacional de Trânsito na "guerra" do trânsito
Authors: Nascimento, Nauber Nunes do
Advisors: Fonseca, Osvaldo
Course: Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE)
Keywords: Transporte terrestre;Interoperabilidade;Agências reguladoras;Sistema Nacional de Trânsito
Issue Date: 2015
Publisher: Escola Superior de Guerra (Campus Rio de Janeiro)
Abstract: Reduce road violence is a challenge of the modern world. Often treated as a serious public health issue, violence in road has increased over the years. This work brings out these numbers and contextualized within the global reality, comparing it to other types of violence against humans. Deepening the analysis of the data, we propose an analogy with another serious social disorder: war. So the war can be understood by the legal aspect, social, political, military, economic, etc. Considering the number of deaths every year in the Brazilian roads, the injuries, the cost of accidents and the profile of the victims of this violence, among other features, we may realize that we are living in an undeclared war. From this premise, we seek to better know the meaning of the term "war", its implications and consequences. The war has its typology, as well as different approaches depending on the field of study. Such framework allows greater or lesser analogy with traffic’s violence. Regardless of whether or not we are in road war, there are steps that can only be taken by society and governments. Both actions aim to reduce the number of victims, such as the permanent increase awareness of all that this is a serious problem and also the need to act integrated among all organizations, whether public or not. The integration between these entities (not only goodwill, but actions), it is called interoperability. The Brazilian National Land Transportation Agency, being a relatively new participant in this effort for better quality of life of society should seek interoperability with the National Traffic System in fighting this enemy that causes much pain. Interoperability is therefore the effective commitment, not just good intentions among managers. The mobilization for joint efforts aimed at achieving the common goal, results a system efficiency as well a good management of traffic injuries.
Description: Reduzir a violência no trânsito é um desafio do mundo moderno. Muitas vezes tratada como um assunto grave de saúde pública, a violência no trânsito tem aumentado com o passar dos anos. Este trabalho traz à tona estes números, contextualizando-os dentro da realidade mundial, comparando-a com outros tipos de violências contra o ser humano. Aprofundando a análise dos dados, propõe-se uma analogia com outro grave distúrbio social: a guerra. A guerra tem sua tipologia, bem como diversas abordagens dependendo do campo de estudo. Assim, a guerra pode ser entendida pelo aspecto legal, social, político, militar, econômico, etc. Considerando o número de mortos todos os anos nas vias brasileiras, o número de feridos, o custo dos acidentes e o perfil das vítimas desta violência, entre outras características, pode-se entender que estamos vivendo uma guerra não declarada. A partir desta premissa, busca-se conhecer melhor o que significa o termo “guerra”, suas implicações e suas consequências. Tais concepções permitem uma maior ou menor analogia à violência no trânsito. Independentemente se estamos ou não em guerra no trânsito, há medidas que não podem deixar de ser tomadas pela sociedade e pelos governos. Tais ações visam a reduzir o número de vítimas, como o permanente aumento da conscientização de todos quanto a este problema grave e quanto a necessidade de atuar integradamente entre todas as organizações, sejam elas públicas ou não. A integração não apenas de vontade, mas também de ações, pode ser alcançada a partir de uma maior interoperabilidade entre estes entes. A Agência Nacional de Transportes Terrestres, sendo um partícipe relativamente novo neste esforço pela melhor qualidade de vida, deve buscar a interoperabilidade com o Sistema Nacional de Trânsito no combate a este inimigo que causa dor à sociedade. A interoperabilidade é, portanto, o comprometimento efetivo, não apenas boas intenções entre os gestores. Quando há mobilização para o esforço conjunto visando atingir o objetivo comum, amplia-se a eficiência do sistema como um todo na gestão da violência no trânsito.
URI: https://repositorio.esg.br/handle/123456789/1286
Appears in Collections:Coleção de Monografias (Transporte)

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