Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.esg.br/handle/123456789/1274
metadata.dc.type: Monografia
Title: Contribuições da participação brasileira em operações de paz da Organização das Nações Unidas para a segurança, defesa e desenvolvimento do Brasil
Authors: Costa, Júlio César Franco da
Advisors: Salgado, Nilton Moreira
Course: Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE)
Keywords: Operações de Paz;Organização das Nações Unidas (ONU);MINUSTAH;Segurança internacional
Issue Date: 2015
Publisher: Escola Superior de Guerra (Campus Rio de Janeiro)
Abstract: En este trabajo se analiza la participación de Brasil en las operaciones de mantenimiento de la paz de las Naciones Unidas (ONU). El objetivo de este estudio es proporcionar informaciones pertinentes sobre el sistema de la ONU y de sus operaciones de mantenimiento de paz, sobre todo de su historia, el origen de sus recursos financieros y la política de reembolso para los países que participan en sus misiones de paz com aporte de contingentes. También demuestra la importancia dada a las operaciones de paz en Brasil, a la lista de los principales temas relacionados con el tema, que figuran en la Constitución Federal, en la Política Nacional de Defensa, em la Estrategia de Nacional de Defensa, em el Libro Blanco de la Defensa y en otros documentos legislativos nacionales . El trabajo también busca explicaciones en la política exterior para la participación de Brasil en las operaciones de paz de la ONU. Describe la participación de Brasil en las operaciones de paz a través del tiempo y, sobre todo, detalles de la Misión de las Naciones Unidas para la Estabilización de Haití (MINUSTAH), considerada como la participación brasileña más relevante en una misión de paz de la ONU. Al hacer comparaciones entre los presupuestos de defensa de algunos países y también al describir los gastos incluidos en el presupuesto de la Defensa Nacional y las destinadas por el gobierno brasileño específicamente a las operaciones de paz, se buscan las motivaciones de Brasil para participar en las operaciones de paz Naciones Unidas y las contribuciones que dicha participación aporta a la seguridad, defensa y desarrollo. La metodología incluyó una investigación bibliográfica y documental, con el objetivo de buscar marcos teóricos, así como una entrevista con una autoridad con considerable experiencia en este tema.
Description: Esta monografia aborda a participação brasileira nas Operações de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo deste estudo é fornecer algumas informações consideradas relevantes sobre o sistema ONU e suas operações de paz, especialmente, seu histórico, a origem de seus recursos financeiros e a política de reembolso para países que participam de suas missões de paz contribuindo com tropas. Demonstra, ainda, a importância atribuída às operações de paz pelo Brasil, ao elencar os principais tópicos relativos ao tema, constantes na Constituição Federal, na Política Nacional de Defesa, na Estratégia Nacional de Defesa, no Livro Branco de Defesa e outros documentos legislativos nacionais. O trabalho também busca explicações na política externa do país para a participação brasileira nas operações de paz da ONU. Descreve a participação brasileira nas operações de paz ao longo do tempo e, especialmente, detalha a Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (MINUSTAH), considerada como a mais relevante participação brasileira em uma missão de paz da ONU. Ao estabelecer comparações entre os orçamentos de Defesa de alguns países e, ainda, ao descrever as despesas incluídas no orçamento da Defesa nacional e àquelas destinadas pelo governo brasileiro, especificamente às operações de paz, busca elencar as motivações do Brasil para participar das operações de paz das Nações Unidas e as contribuições que essa participação traz para a segurança, defesa e desenvolvimento do país. A metodologia adotada comportou uma pesquisa bibliográfica e documental, visando buscar referenciais teóricos, além de uma entrevista com uma autoridade com conhecimentos consideráveis sobre esse tema.
URI: https://repositorio.esg.br/handle/123456789/1274
Appears in Collections:Coleção de Monografias (Operações de Paz)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Julio Cesar Franco da Costa.pdf2.76 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.