Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.esg.br/handle/123456789/1254
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLima, José Roberto Pinho de Andradept_BR
dc.contributor.authorNunes, José de Mattospt_BR
dc.date.accessioned2021-03-09T00:59:30Z-
dc.date.available2021-03-09T00:59:30Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttps://repositorio.esg.br/handle/123456789/1254-
dc.descriptionA Força Aérea Brasileira, por ser responsável pela formação do profissional militar do seu efetivo, tem condições de capacitá-lo de acordo com o perfil profissional que deseja. O objetivo do presente trabalho foi identificar em que medida as alterações realizadas no Currículo Mínimo do Curso Preparatório de Cadetes do Ar, comparando-se os currículos aprovados nos anos de 1988 e de 2017, retiraram de sua base conteúdos essenciais para a carreira militar e introduziram disciplinas de base sociológica e filosófica estranhas à cultura da caserna. Como referencial teórico, foi utilizada a teoria de competências e, durante o artigo, foi utilizada, como metodologia, a pesquisa bibliográfica e documental. Para chegar à solução do problema apresentado, foi empregado o método indutivo, utilizando as premissas apresentadas nos documentos em vigor e comparado-as com os dados obtidos na análise curricular para se inferir a conclusão. Por fim, conclui-se que as alterações curriculares reduziram em 364 tempos as disciplinas que são importantes para o ingresso na Academia da Força Aérea. Contudo, houve o aumento de 30 tempos de Língua Inglesa em atendimento aos anseios do Comando da Aeronáutica. Entretanto, o estudo não foi conclusivo em afirmar que, no aumento de 270 tempos na área de Estudos Sociais, houve a introdução de disciplinas com fundamentos estranhos à cultura militar.pt_BR
dc.description.abstractThe Brazilian Air Force is responsible for training its professional military personnel and it can do so according to the professional profile it desires. The present work’s objective was to compare the Minimum Curriculum of the Air Cadets Preparatory of 1988 and 2017 and identify to what extent the changes made removed important content for the military career, and introduced sociological and philosophical disciplines foreign to the barracks culture. The theory of competences was used as a theoretical framework, and literature review and documentary research was used as methodology. The inductive method was used to arrive at the presented problem’s solution, taking the premises presented in the documents in force and comparing them with the curricular analysis data. Finally, it concludes that the curricular changes reduced in 364 school hours the disciplines that are necessary for admissions to the Air Force Academy and increased 30 school hours of English language in response to the Air Force Command’s wishes. However, the study was not conclusive to state that, by increasing 270 school hours in Social Studies, there was the introduction of disciplines with fundamentals foreign to the military culture.en_US
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEscola Superior de Guerra (Campus Brasília)pt_BR
dc.subjectEnsino militarpt_BR
dc.subjectForça Aérea Brasileirapt_BR
dc.subjectMilitares - formaçãopt_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.titleAlterações curriculares do Curso Preparatório de Cadetes do Ar nos anos de 1988 e 2017: ganho ou perda da qualidade no ensino militar?pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Altos Estudos em Defesa (CAED)pt_BR
Appears in Collections:Coleção de Artigos (Educação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSÉ DE MATTOS NUNES - TCC CAED 2020.pdf619.78 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.