Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.esg.br/handle/123456789/1246
metadata.dc.type: Artigo
Title: A aplicação da teoria de governança corporativa para o Estado brasileiro à luz do controle externo e do sistema de controle interno previstos na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988
Authors: Pereira, João Gabriel Miranda Alves
Advisors: Dornelles, Claudio Alfredo Cunha
Course: Curso de Altos Estudos em Defesa (CAED)
Keywords: Governança pública;Controle interno;Governança corporariva;Constituição - Brasil
Issue Date: 2020
Publisher: Escola Superior de Guerra (Campus Brasília)
Abstract: The objective of this study was to analyze if the corporate governance, external control and internal control system theoretical references could be applied to Brazil Constitution. As shown, the governance is related to security and defense because governance is linked to the state perpetuation. Also better governance could be seen as the management of development. As exercise, the main corporate governance and control management theories were compared with public governance in Brazil. As result, it is feasible that these theoretical references could be used to a new (re) view of Brazil Constitution. This makes improvements in Brazil public management a possibility. As consequence, this study could contribute to better defense and security of Brazil.
Description: Este trabalho teve por objetivo analisar se os referenciais teóricos de governança corporativa, de controle externo e de três linhas de controle interno podem se aplicar ao texto constitucional. Como apresentado, o tema de governança se associa com a segurança e com a defesa, pois se relaciona com a perenidade do próprio Estado; ainda, a adequada governança pode ser vista como semelhante à gestão voltada ao desenvolvimento. Como exercício, foram comparados os principais referencias de governança corporativa e de sistemas de controle (interno e externo) adotados mundialmente a como está estruturado o sistema de governança pública para o Estado brasileiro, incluindo o controle externo e o sistema de controle interno público no Brasil; tal comparação teve como referência a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Partindo da hipótese levantada, observa-se como factível que o arcabouço teórico referenciado possibilite uma (re)leitura sob a ótica do texto constitucional, trazendo insights para o aprimoramento do arranjo institucional da gestão governamental no Brasil. Por consequência, conclui-se que a aplicação dos referenciais teóricos de governança corporativa, de controle externo e de três linhas de controle interno pode contribuir para a segurança e a defesa do Estado brasileiro.
URI: https://repositorio.esg.br/handle/123456789/1246
Appears in Collections:Coleção de Artigos (Administração)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOÃO GABRIEL MIRANDA ALVES PEREIRA - TCC CAED 2020.pdf615.39 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.