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https://repositorio.esg.br/handle/123456789/1136
metadata.dc.type: | Monografia |
Title: | A conjugação da Hidrovia do Madeira com a Rodovia BR-319 como corredor logístico-estratégico para o desenvolvimento e defesa da Amazônia Ocidental |
Authors: | Gomes, Augusto Cezar da Silva |
Advisors: | Videira, Antonio Celente |
Course: | Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE) |
Keywords: | Logística;Hidrovias - Amazônia;Rodovias - Amazônia;Infraestrutura de transportes;Estratégia Nacional de Defesa (END) |
Issue Date: | 2020 |
Publisher: | Escola Superior de Guerra (Campus Rio de Janeiro) |
Abstract: | The Western Amazon in all its geographic immensity presents great challenges for its development and defense. The significant availability of natural wealth and the porosity of the borders with several countries, make it a fertile field for the occurrence of environmental illicit acts. The smuggling of wood from illegal deforestation, biopiracy, trafficking in wild animals and unauthorized extraction of minerals, are just a few examples, and allied to this, there is also constant pressure from some actors for their internationalization. In this context, it is possible to realize that effective solutions will necessarily only be obtained through actions that have the capacity to induce sustainable development in the region. Within this scope, this work aims to highlight the outstanding importance that the Amazon region occupies in the National Defense Policy and Strategy, as well as the effort that should be directed towards development and integration with the rest of the country. The relationships between transport infrastructure, defense and development lead to the approach on logistics corridors. In this area, physiographic, economic and logistical aspects of the four states of the region are presented, focusing on the combination of the Madeira Waterway and the BR-319 Highway, and its performance, as a strategic logistical corridor for the Western Amazon. Finally, the improvement needs and actions already implemented and their reflexes for the region are presented. |
Description: | A Amazônia Ocidental em toda a sua imensidão geográfica apresenta grandes desafios para o seu desenvolvimento e defesa. A significativa disponibilidade de riquezas naturais e a porosidade das fronteiras com diversos países, a tornam um campo fértil para a ocorrência de ilícitos ambientais. O contrabando de madeira oriunda de desmatamentos ilegais, biopirataria, tráfico de animais silvestres e extração não autorizada de minérios, são apenas alguns exemplos, sendo que aliado a tudo isso, também é constante a pressão de alguns atores por sua internacionalização. Neste contexto, é possível perceber que soluções efetivas, necessariamente, só serão obtidas por meio de ações que tenham a capacidade de induzir o desenvolvimento sustentável da região. Dentro deste escopo, este trabalho se propõe a ressaltar a destacada importância que a região amazônica ocupa na Política e Estratégia Nacional de Defesa, como também o esforço que deve ser direcionado ao desenvolvimento e integração com o restante do país. As relações entre infraestrutura de transportes, defesa e desenvolvimento conduzem à abordagem sobre corredores logísticos. Nesta seara, são apresentados aspectos fisiográficos, econômicos e logísticos dos quatro estados da região, com foco na conjugação da Hidrovia do Madeira e Rodovia BR-319, e sua performance, como corredor logístico estratégico para Amazônia Ocidental. Finalizando, são apresentadas as necessidades de aprimoramento e ações já implementadas e seus reflexos para a região. |
URI: | https://repositorio.esg.br/handle/123456789/1136 |
Appears in Collections: | Coleção de Monografias (Logística de Operações) |
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