Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.esg.br/handle/123456789/1068
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSousa, Márcia Marques dept_BR
dc.contributor.authorOliveira, Roberto Barros dept_BR
dc.date.accessioned2021-01-14T19:23:35Z-
dc.date.available2021-01-14T19:23:35Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttps://repositorio.esg.br/handle/123456789/1068-
dc.descriptionEste trabalho teve como objetivo analisar a influência dos aspectos culturais e de ensino nas instituições militares, de forma a possibilitar uma articulação entre as Forças Singulares e um consequente aprimoramento da interoperabilidade. O estudo evidenciou que a aplicação de uma doutrina conjunta é um dos requisitos que favorecem ao desenvolvimento de um alto grau de interoperabilidade. Assim, buscou-se identificar a relação da cultura organizacional na interoperabilidade e como uma integração do ensino militar pode contribuir para o estabelecimento de uma doutrina conjunta. Por meio de pesquisas bibliográficas, realizou-se uma análise para constatar a influência da cultura organizacional nas Forças Singulares, o que possibilitou levantar fatores que dificultam a integração do ensino militar nas Forças Armadas Brasileiras. A partir dessa averiguação, realizou-se uma análise comparativa pela verificação de práticas utilizadas em outros países que contribuíram para alavancar a interoperabilidade. Nessa perspectiva, verificou-se que a aplicação de um modelo de ensino integrado contribuiu de maneira positiva para o fortalecimento da interação das Forças, bem como seu aprimoramento nas operações militares.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aimed to analyze the influence of cultural and educational aspects on military institutions, in order to enable the articulation between the Singular Forces and the consequent improvement of jointness. The study showed that the application of a joint doctrine is one of the requirements that favor the development of a high degree of jointness. Thus, we sought to identify the relationship of organizational culture in jointness and how an integration of military education can contribute to the establishment of a joint doctrine. Through bibliographic research, an analysis was performed to verify the influence of organizational culture on the Singular Forces, which made it possible to raise factors that hinder the integration of military education in the Brazilian Armed Forces. Based on this investigation, a comparative analysis was performed to verify the practices used in other countries that contributed to leverage jointness. From this perspective, it was found that the application of an integrated teaching model contributed positively to the strengthening of the interaction of the forces, as well as its improvement in military operations.en_US
dc.language.isoportuguêspt_BR
dc.publisherEscola Superior de Guerra (Campus Brasília)pt_BR
dc.subjectEnsino militarpt_BR
dc.subjectDefesa Nacionalpt_BR
dc.subjectInteroperabilidadept_BR
dc.subjectForças Armadaspt_BR
dc.titleEnsino e interoperabilidade: um caminho para o fortalecimento da defesa nacionalpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Altos Estudos em Defesa (CAED)pt_BR
Appears in Collections:Coleção de Artigos (Educação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Roberto BARROS de Oliveira – Cel Av.pdf209.54 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.